domingo, 31 de maio de 2009

Passeio de carro

Ontem só me despachei do trabalho por volta das 4 da tarde!
Estamos com uma problema chato com vírus aqui: um vírus que substitui ficheiros de sistema (um deles é o userinit para quem saiba o que isso significa) e quando o Windows Defender dá com ele e apaga o vírus, apaga também ficheiros importantes de sistema. Disse a um dos tipos para fazer um "repair install" no PC de uma das mulheres da contabilidade e o que ele conseguiu foi formatar aquilo. Resultado: umas horas a recuperar os ficheiros Excel da contabilidade...

De maneira que, depois desta coboiada eu e o André (o meu colega português) decidimos pegar num dos jipes e ir até à praia. Acontece que não sabíamos bem onde é que tínhamos que virar para chegar à praia e acabámos por ir dar uma volta de carro e pronto. :P

Pelo caminho encontrei um lugar onde poderei voltar se me sentir "perdido" e precisar de algo familiar. :P

Liberian Coca Cola Bottling Company





Paisagem



Já no regresso.



Mercado em "Red Light".

sábado, 30 de maio de 2009

Conversa de surdos

Conversa ontem quase à 1 da manhã:

"João, I have a problem with my Sendi application!"
"Hummm... I've never heard of or seen that application..."
"Ah, ok... Can you help me?"
"Sure. What's the problem?"

Acho que esta conversa ilustra o que têm sido estas quatro semanas aqui. :)
O trabalho que eu faço aqui divide-se entre gerir o IT do "office", típico trabalho de administralão de sistemas, e manter as várias aplicações e tecnologias que fazem parte do negócio propriamente dito a funcionar. Essa parte tem sido o desafio.

Ontem não fui à 80's night. Voltei para a cama já eram duas e meia. :(

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Busy busy busy!!!

Pois é, esta semana tem sido de doidos. Por um lado parece que passou muito devagar, por outro parece que não tive tempo para muita coisa.

Segunda-feira comecei com uma reunião com aquela que será "a minha equipa". Como se costuma dizer em bom português: "são mais que as mães"!!!! Contas feitas de cabeça, acho que são ao todo umas 15 pessoas, distribuídas por várias áreas, desde o IT interno, aos técnicos que vão montar as antenas VSAT para os clientes ISP (ligação por satélite).

Fiquei surpreendido com o quão surpreendido eles ficaram quando, acerca de um assunto, lhes perguntei "como é que é melhor para vocês?"
Enfim... É preciso é fazer as coisas andarem. Para a semana vou começar a dar-lhes formação Microsoft. Fantástico! Eu tenho um jeitaço para formador! :P

Entretanto para a semana também vou ficar "sozinho" sem o actual IT manager, sem o "network ninja" (ainda não é título oficial, ainda!), e sem o Chief Technical Officer. Em resumo: I'm screwed! Vai-se chamar a isto "learn on the job or else...".

Hoje é 80's night na discoteca local, Dejá Vu, por isso amanhã de manhã vou arrastar-me para o escritório. Justificadíssimo!
E já lá vão quase 4 semanas. 4 down! Several to go...
Não tenho tido muito tempo para nostalgias, e tenho falado com muita gente regularmente, ou diáriamente mas claro que sinto algumas saudades de casa. Para não ferir susceptibilidades, não vou dizer nomes de ninguém porque com certeza me ia esquecer de alguém. :P

Mas posso dizer que tenho muitas saudades destes 3 animais. :)





sábado, 23 de maio de 2009

Papel

Acho que toda a gente que trabalha com computadores no dia-a-dia já viu, nas propriedades da impressora, os vários tamanhos de papel, entre eles o "Letter". E aposto que muitos até têm isso como pré-definição apesar de imprimirem sempre em A4. Pois bem, acabei de ver papel tamanho "Letter" pela primeira vez na minha vida. :P

Estive a imprimir o livro dos números para a loteria de hoje. 481 folhas cuja esperança média de vida não passa da tarde de hoje. Ridículo. Vou ver o que posso fazer para alterar isto...

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Já não trabalho mais hoje...

Ser segurança aqui é uma profissão com saída. Há seguranças em todo o lado, muitos, e de vários tipos.
Aqui na empresa estavam, salvo erro, perto de 600. A mim parece-me muito, mas se calhar não é. O mais engraçado é que eu não percebo muito bem o que é q eles andam a fazer e, acho que eles próprios também não.
Exemplo: a porta das "traseiras", por onde nós costumamos entrar quando vamos da residência para o escritório, tem um código para abrir. Costuma estar lá um segurança que todos os dias de manhã, amavelmente, quando me vê a encaminhar-me para a porta trata de digitar o código e abrir e segurar a porta para eu entrar.
"Good morning. Thank you!"
"Yes sir, good morning sir."
Este é, invariavelmente, o diálogo. (Ando a pensar fazer uma listinha de saudações para ver se acrescento algum colorido à coisa.)
Hoje a porta está com o trinco avariado, aliás, já nem está lá o trinco, e por isso está apenas encostada e o código não serve para nada. Resultado: como não é preciso meter código, não está lá o segurança. :P

Uma coisa que me aborrece é que, sendo branco, assumem que eu sou mais isto ou aquilo. Ou seja, deixam-me sempre passar. Isto é fantástico a entrar na discoteca. É péssimo se eu estiver a pensar no controlo de acessos da empresa. Óbvio que o problema é cultural e social e está profundamente enraizado.

Hoje reparei que a torre das antenas aqui no complexo tem uma escadinha até lá acima. Não sei exactamente qual é a altura, talvez uns 40 ou 50 metros mas vou ver se me deixam trepar aquilo para tirar umas fotografias panorâmicas lá de cima.

Hoje quando fui ao supermercado fui a olhar para os prédios com mais atenção. Ainda se vêem muitos buracos de balas nos que não foram pintados entretanto. À primeira vista é algo que passa completamente ao lado, mas quando se começa a entranhar a coisa, a olhar para as janelas emolduradas por buraquinhos, começa-se a imaginar o que será estar dentro de casa com balas a bater nas paredes e a entrarem pelas janelas. A verdade é que não consigo imaginar nem realizar a coisa, mas é um pensamento desconfortável. E, apesar disso, esta malta é de uma simpatia fantástica.

Logo à noite vou dar um salto a um bar e já decidi que levo eu o carro. Tou farto de ser conduzido e isto de estar há 3 semanas sem conduzir ainda me faz mal ao colesterol! Andar de carro aqui é um bocado parecido com andar de mota em Lisboa: anda-se aos esses entre os vários carros e motas. Não há semáforos nem sinais de trânsito, acho que também ninguém lhes daria importância... Pára-se em segunda fila por tudo e por nada (tal como na João Crisóstomo), usa-se a buzina em vez do travão. É simples. Ah! E há buracos. Muitos. Grandes. E muitos muito grandes. :P É como ir dar uma volta na terra mas com táxis amarelos a passar. hehehe

Falando em táxis, são mais que muitos e a cair de podres. E acho que usam o esquema de "táxi comum". Ou seja, o táxi vai apanhando mais gente pelo caminho se forem na mesma direcção.
A maioria tem mensagens ou frases pintadas a pincel no pára-choques traseiro.
Ontem reparei num que passou por nós e tinha escrito "THE SECRET OF MY JOYSTICK". Acho que há muito tempo que não ficava tão intrigado e fiquei na dúvida se seria alguma private joke liberiana. Felizmente uns metros à frente apanhámos o tipo outra vez e pude ler "THE SECRET OF MY JOY IS GOD", o que já faz mais algum sentido. O que aconteceu é que quem pintou não mediu o espaço e as últimas 3 palavras estão todas uma em cima das outras. hehehe

Entretanto outra curiosidade: o aperto de mão! Fiz uma pesquisa rápida e é claro que encontrei o aperto de mão já documentado num outro blog. :)
Handshales and Applauding
Leiam que vale a pena.
Entretanto um colega meu inventou o "wireless handshake". É só o estalo dos dedos. :P

E falando em t-shirts, no Domingo passado quando fui ver o jogo de basket andava por lá uma moçoila com uma t-shirt que dizia algo como "You've Got Something I Need". Nada de especial não fosse a dita moçoila pesar uns cento e poucos quilos. Esse pormenor tornou a t-shirt assustadora.
Ah! E é claro que já vi t-shirts da selecção nacional de futebol. E qual é a resposta de muita gente quando digo que sou português? "Figo? Ronaldo?" Enfim...
Então e o Rui Gonçalves que está a um passo ou dois do título para o campeonato mundial de motocross na classe MX2??? Raio do futebol!!!

E já agora, música do momento:

Metereologia

Living in Liberia

E a vida continua. :)
Esta semana passou num instante. Nos últimos dois dias fui nadar depois do trabalho e hoje quando estava a perguntar quem ia ao ginásio (eles vão para as máquinas, eu vou para a piscina) é que me apercebi que já é Sexta-feira.
Todas as Sextas-feiras é o jantar do "shabat" ou "sabbath" para os israelitas. Sexta-feira passada foi um bocado estranho porque dei por mim sentado à mesa com uns 13 tipos a falar hebreu e eu sem perceber patavina. Isto para dizer que hoje não vou nadar porque este jantar implica alguma cerimónia.

Mas ontem nadei e, tal como prometido, tirei uma fotografia da piscina com o telemóvel. :)



Ontem mudámos finalmente para o novo satélite Express, o que quer dizer que já não é preciso ir rodar a antena a meio da noite. :P
De resto ando praqui de voltas das "Group Policies" do domínio, para aqueles que sabem o que isso quer dizer, e fiz ontem uma simpática e produtiva "triagem" pelo MSN com o Nufran (ex-colega da MS e cromo da bola). Já tinha saudades de sentir que percebo qualquer coisinha de informática. Pouca. hehehe
Next stop: satélites e ondas "C band". :P

Hoje fui até ao supermercado outra vez, nada de especial, mas aproveito para deixar uma fotografia para verem que o fim do mundo ainda não é aqui, é um bocadinho mais à frente. :)

terça-feira, 19 de maio de 2009

Metereologia

Fim de semana em Monróvia

O fim-de.semana passado foi relativamente animado.
Na Sexta-feira não se fez grande coisa, por um lado porque Sábado é dia de trabalho, por outro porque a bielorussa que trabalhava aqui foi despedida e o clima não estava grande coisa. Deixei-me ficar por casa a ver um filme.

Sábado foi diferente. De manhã fui trabalhar como de costume e por volta da hora do almoço estive a assistir à "loteria". A Cellcom oferece, todos os Sábados, $10.000 a um cliente qualquer. A única coisa que é preciso fazer é ser cliente Cellcom e atender o telefone quando ligam para o número sorteado. Isto é feito à porta da empresa, com pompa e circunstância, com um autêntico circo (não sei se será sempre igual) incluindo engolidores de fogo, acrobatas, etc.

Em segundo plano vê-se um aglomerado de crianças de volta de uma rapariga que estava a distribuir uns brindes.



Da parte da tarde a Cindy levou-me a dar uma volta de carro, conhecer umas coisas. Primeiro fomos visitar uns amigos dela que trabalham numa empresa de logística chamada Supreme. É a empresa que distribui a comida aos 11.000 soldados das Nações Unicas que estão colocados na Libéria.
Este é o empilhadorzinho deles. :)



Depois fomos até um restaurantezinho chamado "Marla's Corner" que fica à beira-rio.
Pelo caminho passámos pelo mercado de Duala onde fomos mandados parar pela polícia. Duas vezes.
Primeira vez, foi um polícia mais novo que ficou muito admirado por a Cindy ter carta de condução local. De tal maneira admirado que acabou por nos mandar seguir. Da segunda vez foi o Tony. O Tony, segundo ele, é o "chefe do trânsito" ali da zona. Pediu a carta de condução e os documentos do carro. Faltava algo equivalente ao selo para o ano de 2009. Resumindo, entrou no carro e mandou-nos seguir e parar um bom bocado mais à frente, já longe dos restantes polícias. Pelo caminho deu-nos um sermão acerca da importância de se pagarem as licenças, porque se não pagamos é dinheiro que estamos a roubar ao estado, etc, etc. A Cindy deu-lhe 10 dólares e o número de telefone e ele mandou-nos embora...

Entretanto fomos visitar um ex-aluno da Cindy (ela era professora universitária nos Estados Unidos, já não me lembro de quê). Numa casa sem água corrente, electricidade ou esgotos, fui encontrar um tipo que estudou nos Estados Unidos, Londres e Bruxelas. E que já esteve em Lisboa de passagem. Um excelente exemplo de que "as aparências enganam".
A caminho de casa dele:



Vista do rio de casa dele.



Marla's Corner. É um restaurantezinho à beira-rio, nada de extraordinário. Comemos 2 pratos de camarão, umas coca-colas e tal, e pagámos $40... Não foi propriamente barato, mas também não foi caro.
Saímos do restaurante depois do pôr-do-sol e, no caminho para casa, apanhámos engarrafamento na zona do mercado. Não percebi bem se era sempre assim, se houve algum acidente, ou se foi por causa da limpeza que andavam a fazer na zona (parece que a Câmara quer tirar dali o mercado, ou pelo menos arranjar espaço para alargar a estrada).
Pôr-do-sol visto da esplanada do "Marla's Corner".




À noite fui até ao "Casino Oceano", não sei de onde veio o nome, e ganhei $50 a jogar black-jack. :)
O casino tem 3 mesas de black.jack, 1 de poker e 2 de roleta. E umas 10 slot-machines.
Back home para uma noite de sono tranquilo.

Domingo foi calmo. Fiquei por casa durante a manhã. Corri uma hora na passadeira depois do almoço. E fui ver basket ao fim da tarde. A Cellcom patrocina uma equipa de basket feminina. Jogaram bem, ganharam 77 a 55. São as campeãs cá da zona.
Tirei umas fotografias do jogo anterior, que apanhei já no fim, e dos putos durante o intervalo. São acrobatas natos. E começam cedo com os passos de breakdance, hip hop, ou lá o que seja. Fiquei sem bateria na máquina por isso não deu para fotografar as miúdas.









E eis uma vista para o exterior do "pavilhão".

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Motas 2

Ontem fiquei a saber que esta motinha, com oferta de uma mala lateral e um capacete, custa $960 (dólares americanos) ou seja, €706. Novinha em folha. :)

Metereologia

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Piscina

Ontem fui nadar à piscina.
A empresa paga uma mensalidade num condomínio/clube privado aqui perto com ginásio e piscina. A piscina é exterior, de 25 metros. Maravilha nadar à noite. A água está quente e ouvem-se as ondas a rebentar na praia. Afinal a minha empresa não é do lado do mar, mas sim do lado do rio. :P

Foi um bocado estranho começar a nadar e ter 3 ou 4 seguranças encostados aqui e ali a olharem para mim numa de "estes brancos são doidos, em vez de irem descansar..."-
A próxima vez que lá for tiro uma ou duas fotografias.

Topem lá a qualidade da coisa, com a piscina quase à beira mar. Cliquem na imagem para verem o tamanho original, e procurem um quadradinho azul mais ou menos a meio ao pé da praia. :P

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Onde está o Wally?

Não sei se repararam, mas na primeira fotografia de satélite que eu postei estão umas coordenadas escritas. Foram tiradas à porta de entrada da residência (sim, eu trouxe o GPS).

As coordenadas são: 6º18,469'N por 10º47,831O.

Nessa imagem, capturada através do Google Earth, não se consegue ver a empresa. Por uma razão muito simples: não está lá! (Isto é como a área 51, não existe oficialmente...) E não está lá por uma razão muito simples: a fotografia é anterior à data de construção, que foi em 2004...
De maneira que resolvi ligar ao Bill e dizer "ó Bill, queria mostrar à malta lá de Lisboa onde é que estou mas esta traquitana do Google tá um bocadinho desactualizada. Fazes-me este jeito? Porreiro pá!"

E cá está:

Metereologia

terça-feira, 12 de maio de 2009

Mas afinal, o que é que eu estou aqui a fazer?

Muitas coisas diferentes. :)

Falando em rotina, hoje quebrei a rotina logo pela manhã. Esta antena que vêem aqui em baixo está apontada a um satélite EXPRESS que (acho que já falei nisto a alguém) está em fim de vida. O problema de estar em fim de vida é que a sua órbita já não é o que era, e a cada 12 horas temos que ajustar, manualmente, o prato da antena. Às 6 da manhã, e às 6 da tarde. :P
Hoje foi o meu dia. Se tudo correr como planeado, daqui a um mês já estaremos a apontar esta antena a um satélite EXPRESS novinho em folha. :D



Esta coisa de ajustar a antena à mão é, óbviamente, uma tarefa extraordinária que deixa de existir assim que passarmos para o satélite novo.

Aqui ficam duas fotografias tiradas dentro do datacenter. Cada uma mostra cerca de 1/5 de tudo o que está cá dentro salvo erro.







E isto é meia UPS. :)



Resumindo e concluindo, eu tenho que me assegurar que tudo está a funcionar.
Aqui no meio estão enfiados: servidores de email, controladores do domínio da empresa, backups, "management", bases de dados, servidores para o "billing" dos clientes pós-pagos, para os clientes pré-pagos, armazenamento para o conteúdo GPRS, SMS, MMS, WAP, controlo do roaming, e mais umas coisas que eu ainda não encontrei. :P

E é suposto ficar a dominar esta traquitana toda até Agosto, altura em que substituo o IT manager actual...

Rotina em Monróvia

Caso estejam curiosos, aqui vai um dia típico em Monróvia:

07h30 - Levantar e cedo e cedo erguer... Duche;
08h00 - Pequeno-almoço;
08h30 - Lavar a dentuça e seguir para o escritório

Trabalhar árduamente durante a manhã!!!

13h00 - Almoço;
13h30 - De volta ao escritório;

Trabalhar duplamente árduamente!!!

20h00 - Trancar o computador e ir jantar.

Depois do jantar, vejo um bocado de televisão, escrevo estas parvoíces que vocês lêem, etc.
Na Sexta-feira passada dei uma corrida na passadeira antes de jantar, e depois de jantar fui até um barzinho chamado "La Noche".
Quero ver se esta semana já começo a ir ao ginásio ou à piscina nadar um bocado.
Ao Sábado geralmente trabalha-se de manhã. Não é que seja obrigatório mas como há sempre trabalho para fazer e poucas outras coisas, mais vale trabalhar do que ficar a olhar para o boneco.

Além disto, tenho as habituais tarefas "não-rotineiras" típicas de um administrador de sistemas. Na Quarta-feira à noite, meia noite para ser mais exacto, tivémos que fazer manutenção ao servidor de Exchange. Acontece que tanto eu como o Asaf (o actual ICT Manager que eu vou substituir em Agosto) somos um bocado maçaricos com o Exchange 2007 e por isso não calculámos bem o tempo que o processo ia demorar. Resultado: Volta a fazer no Sábado à noite, depois do jantar, para ter a certeza que a coisa fica como deve ser. :)

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Compras em Randall Street

Aqui, pelo que percebi até agora, não é suposto ir-se a pé para lado nenhum. Pede-se um motorista e vai-se de carro. NA manhã de Sábado passado aproveitei a boleia do Miki, o nosso responsável pela logística, para ir até ao supermercado comprar shampoo e mais duas ou três coisas. Pelo caminho fiz um vídeo com a máquina fotográfica. Reparem nas motinhas que passam. A maior parte são Bajaj. Eu indiquei algumas, mas não todas. :)

Metereologia

domingo, 10 de maio de 2009

Motas

Fiz questão de ir espreitar uma das máquinas de perto. São Bajaj, marca indiana, e a maior parte modelo Boxer S. Eu diria que pelo menos 95% das motas aqui são Bajaj.
Ontem, Sábado, à hora do almoço passou uma "mota grande" aqui na avenida. Dei por ela porque o tipo passou a dar aceleradelas e a fazer barulho, comportamento que regra geral me irrita mas desta vez soube bem ouvir. Pareceu-me uma R6 mas não posso garantir. Mas era um 4 em linha e 600cc de certeza. :)

Entretanto descobri um "official dealer" da Yamaha na Randall Street. Próxima vez que lá for às compras vou ver o que é que têm.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Monrovia


Ainda não vi quase nada da cidade porque cheguei na Segunda já à hora do jantar e de resto tem sido sempre a trabalhar.
As instalações, tanto os escritórios como o apartamento, não são luxuosas, mas não me falta nada.
É, basicamente, um complexo fechado à beira da estrada/avenida principal. Cá dentro tem 3 edifícios principais: escritórios, alojamentos (residência), e casa do gerador. Somos dos poucos a ter electricidade 24h. O resto da cidade desliga os geradores durante a noite. E trabalha quase tudo a geradores visto q a rede pública ainda está em reconstrução. Vi um semáforo mas estava desligado. :P

Hoje vou ver o ginásio e piscina q não é aqui, é num condomínio fechado a 5 minutos de carro. A empresa alugou o ginásio e piscina para podermos lá ir. Aqui temos uma sala comum com LCD grande, mesa de snooker, DVD, XBox, etc. É onde comemos todas as refeições. Cada um tem o seu quarto com casa de banho, televisão, secretária, tipo hotel. À noite quando chego meto a roupa no cesto da roupa suja que tenho na casa de banho. No dia seguinte quando chego do trabalho para jantar já tenho a roupa lavada e engomada em cima da cama. Resumindo, podia viver o tempo todo com um par de cada coisa. :P
A comida é óptima! Não é comida típica africana, mas tem um tempero mais activo do que eu estava habituado em Portugal. De manhã temos a mesa posta para o pequeno almoço com uma carrada de queijos diferentes, leite, sumos, cereais, manteiga, café, Nescafé, etc. Ao almoço e ao jantar é tipo buffet. Temos um aparador carregado de comida.
A cozinha está sempre aberta claro e é só abrir o frigorífico e tirar o que se quiser.

Na quarta fomos jantar a um restaurante chinês porque um dos colegas que cá estão (quase todos israelitas) fazia anos. Foi o melhor restaurante chinês a que eu já fui!!!

A empresa tem uma carrada de jipes para transporte do pessoal. Já contei 3 LandCruisers recentes dos grandes (HJ100), uns do modelo mais antigo, um Pajero dos últimos dos longos també, e uma carrada de pick-ups para assistència aos sites das antenas.
Desde Segunda até ontem à noite vi 4 Hummers. Salvo erro dois H3 e dois H2. :P

A circulação é um bocado desorganizada, mas ao mesmo tempo organizada. Um gajo só tem q contar q eles páram no meio da faixa porque querem conversar ou largar alguém, e quando se quer virar à esquerda por exemplo, a técnica é entrar em contra mão, assim os que vèm de frente páram. :P
Há motinhas por todo o lado, tipo Honda CG 125 mas a maior parte é de uma marca que ainda nem percebi bem o nome.

O aeroporto fica a cerca de uma hora de carro da cidade. É basicamente um aérodromo com uma pista grande para aterrarem os Airbus e Boeings. :P
Na viagem para cá senti-me dentro de um documentário. Pelo caminho vêem-se uma data de casinhotas, cabanas, etc, etc, o pessoal descalço, elas de alguidar na cabeça, por aí fora. O pessoal dá a ideia q não faz grande coisa, mas é porque passam mto tempo sentados por causa do calor. Assim que saí do avião senti logo esse impacto. Quente e húmido.
Neste momento estão 28ºC com 79% de humidade e está o céu encoberto porque começou a estação das chuvas. :P

E é mais ou menos tudo por agora. :)