terça-feira, 30 de junho de 2009

Ministério das Finanças

Ontem fui ao Ministério das Finanças para comprar um caderno de encargos para concorrermos a um projecto.
A entrada do edifício é mais imponente do que o habitual, mas por dentro o cenário é semelhante aos outros. Logo à entrada vê-se uma sala abandonada, com sofás velhos já sem estofos.
Não percebi se os elevadores funcionavam mas como tinha telefonado e me tinham dito que deveria dirigir-me ao terceiro andar segui logo pelas escadas. Bati à primeira porta que encontrei e pergunta onde era o gabinete que eu precisava. Indicaram-me o gabinete, bati a essa porta, entrei e quando ia dar um aperto de mão ao tipo que estava por trás da secretária é que percebi que estava a comer uma perninha de frango.

"Bom dia, venho tratar deste assunto, disseram-me que podia fazer o pagamento directamente em dinheiro."
"Não pode. Tem que depositar na nossa conta no Ecobank e trazer o comprovativo."

Lá fui eu ao Ecobank... Quando entrei, confusão geral, pior que a CGD da Av. da República em dia de recebimento de pensões. Felizmente, provavelmente por ser branco, um dos seguranças dirigiu-se a mim e perguntou o que é que eu ia lá fazer.

"Preciso de fazer um depósito."
"OK, vá ali falar com aquele senhor."

Lá fui e expliquei o que precisava de fazer.

"Por favor preencha este formulário."

No topo do formulário dizia "Funds Transfer" mas eu achei que ele devia saber o que estava a fazer e que ia fazer figura de totó se lhe dissesse que aquele era um formulário para transferências.
Formulário preenchido,

"Agora dirija-se ali aquele guichet."

Lá fui eu, expliquei novamente o que precisava de fazer, mostrei o meu formulário...

"Precisa de um formulário para depósitos..." respondeu-me a mulher com um ar enfastiado como quem diz "não sabes ler?"...
"Onde é que estão esses formulários?"
"Right there!"

E lá fui eu buscar o formulário que dizia "Deposit Slip" mesmo ao lado do tipo que me deu o formulário para transferências... Preenchi o formulário, fui ter com a mulher outra vez "agora tem que ir ali" e mandou-me para uma salinha que dizia "Private Banking".
Entrei, sofás, televisão, water-cooler e pensei eu "ah! Isto está a ganhar forma"... Esperei um bocadinho, depoi sfui ter com uma senhora a um guichet, disse que precisava de fazer um depósito e a resposta foi, literalmente:

"You wait small, I need to go rest."

Eu fiquei numa de "WTF?..."
Traduzindo: "wait small" quer dizer para esperar um bocadinho e "I need to go rest" quer dizer que precisa de ir à casa de banho - rest room. Eu percebi isto quando a vi abrir a gaveta e sacar um rolo de papel higiénico lá de dentro.
Depois de fazer o que tinha a fazer e de voltar, olhou para os dois formulários e disse algo como "não sei o que fazer com os dois formulários ao mesmo tempo, vá ali falar com elas" e lá voltei eu à que me tinha dito para ir buscar o formulário para o depósito.
Óbvio que por esta altura já eu tinha percebido que o "Funds Transfer" não servia para rigorosamente nada e que o podia deitar fora. Acontece que não estava na minha mão mas sim na mão de uma delas e foi uma dificuldade convencê-la que lá porque eu tinha rabiscado umas coisas no papel aquilo não se tinha tornado um documento oficial e indestrutível. Mas lá consegui.
Voltei à senhora do papel higiénico apenas com o "Deposit Slip" que, com um ar muito sorridente, recebeu os 100 dólares que eu precisava de depositar e espetou com o carimbo da praxe no papel.

Para terem uma ideia de como é um banco aqui, eu nunca vou abrir uma conta aqui. Depois de ver como aquilo funciona, nada me garante que eles sabem o que andam a fazer com o meu dinheiro. A confusão é pior que geral. Tudo desarrumado, computadores por todo o lado, papéis amontoados por todo o lado, molhada total. Entre outras coisas ouvi alguém começar a dizer algo como "eu vinha saber o que se passa com a minha conta porque recebi o ordenado no dia 26 mas entretanto já não tenho dinheiro na conta"...

Depois disto lá voltei ao Ministério das Finanças e descobri que o tipo com quem eu tinha que falar era um irlandês bastante simpático. :)

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Vistas de Domingo passado

Antes de mais deixem-me dizer que o Blogger é completamente idiota a fazer o upload das imagens. Elas não ficam pela mesma ordem que eu as carreguei, fica a última primeiro. Para a próxima eu já lhe troco as voltas.

Esta fotografia foi tirada no restaurante do Mamba Point Hotel e por acaso acho que foi na Segunda à noite. Ao almoço perguntei ao Miki "Olha lá, e peixe? Não se come peixe nesta casa???"
A resposta foi elucidativa "Contenção de custos..."
"Ai sim? Então logo vamos ao sushi!"
E pronto, sushi it was. :)


E por falar em restaurantes, o melhor restaurante chinês do mundo: Garden Restaurant!
Isto foi Domingo à tarde.


Esta foi tirada de dentro do carro a atravessar a ponte de entrada em Monróvia. Durante a guerra havia snipers instalados naqueles prédios a disparar ocntra quem entrava pela ponte. Nos postes de iluminação da ponte vêem-se vários buracos de balas.


Este edifício acho que era suposto ser para o Ministério da Defesa mas ficou a meio quando rebentou a guerra.




Este é o portão do condomínio da piscina. Visto de dentro.


Algumas paisagens. O que eu gosto mais é o céu.






Outdoors locais.


Esta é curiosa. Estão a ver os tijolos de cimento à frente do muro branco? São acabadinhos de fazer. Ao lado do gerador amarelo está uma maquineta que é basicamente uma forma com uma prensa. O pessoal mete lá o cimento, prensa aquilo, e sai um tijolo. Não há tijolos de cerâmica, como em Portugal. Provavelmente porque não existe argila.


Motards locais. É frequente verem-se grupos de mais de 10 alinhados nos cruzamentos, todos pintarolas. Só lhes faltam as Harleys. :)




Construções em curso...


O nosso maior concorrente: Lonestar.


A recolha de lixo não é uma prioridade nesta terra...


Uma das centenas de igrejas. Há igrejas para todos os gostos.


Leiam bem o aviso. :)


A caminho do Garden Restaurant na pick-up do Bruce, General Manager da Supreme. O edifício branco que se vê ao fundo é a sede da UNMIL: United Nations Mission in Liberia.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Curiosidades israelitas

É engraçado analisar as particularidades desta gente como povo. Sinceramente não estou muito impressionado...

Já percebi que após as refeições é naturalíssimo palitarem-se os dentes à mesa. Tanto os homens como as mulheres o fazem ostensivamente.
Fazem mais barulho a falar do que os espanhois e nunca se percebe muito bem se estão zangados ou não.

Existe uma preocupação muito grande em ser o "chefe". Isto torna-se caricato com a escolha dos lugares à mesa. O CEO costuma sentar-se sempre à cabeceira da mesa. Qd vêm big bosses, administradores do grupo dono da empresa, o CEO passa a sentar-se de lado, e um dos big bosses senta-se à cabeceira. Quando não está o CEO, nem nenhum dos big bosses, vem logo o CTO ou algum dos outros chief officers sentar-se à cabeceira. :P

Também é um povo um bocado machista e, lamento muito dizê-lo, racista. Também lamento que sejam machistas. :P

A maior parte do pessoal aqui é viciado em Pro Evolution Soccer na XBOX 360. Não é o meu jogo de eleição (prefiro estoirar cabeças no Unreal Tournament) mas ontem ganhei o meu primeiro jogo, vencendo o André por 1-0. Claro que a seguir levei 3-0 mas isso não me incomoda. :)

Ficaram todos muito admirados por eu ter recebido os livros da Amazon. Primeiro por os ter mandado vir, segundo por eles terem chegado. Terceiro porque são burros e nunca tinham tentado. hehehe

Living on the fast lane... Always!

Só gostava que fosse em cima de uma mota, na faixa da direita, porque aqui a fast lane é regra geral a da direita. :)

Tenho andado hiper ocupado, com noitadas quase todas as noites. Uma foi para fazer upgrade aos discos de um dos servidores, ontem foi porque alguém teve a brilhante ideia de meter um router na rede a usar o mesmo IP do servidor de email. Obrigadinho!

O ambiente por aqui não anda muito famoso... Isto é pior que a casa do Big Brother com o pessoal a sair. Este fim de semana saiem mais dois. Por este andar ainda ganho o prémio!
Se pensarem que eu vim no princípio de Maio e que até ao fim de Junho terão saído 4 pessoas, dá uma média de um a cada 15 dias... Big Brother no seu melhor... :P

Fora isso, corre tudo pelo melhor. Tenho recebido bom feedback e ando satisfeito com isso. :)

Tenho mais umas tretas para contar mas vou meter noutro post para separar os assuntos.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Amazon rula!

Tenho andado hiper ocupado, sem tempo para grande coisa.
Mas hoje recebi um email "Good morning. I have a parcel for you."
Lá estava a encomenda da Amazon! E já tinha chegado ontem. No site a estimativa de entrega era entre dia 19 e 25 de Junho. Chegou a 23. :)
Já me sinto mais à vontade para ir mandando vir outras coisas.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Porto de Monróvia

Hoje tive duas reuniões, uma com a "authority for maritime affairs" e outra com a "Liberian port authority".
A primeira aqui na Cellcom, a segunda no porto (fotos).

A realidade aqui é completamente diferente, cada reunião vem confirmar isso. As reuniões têm terminado todas com um ambiente descontraído, no meio de piadas e bastantes gargalhadas. Tirando a com o ministério da educação que tinha um sueco ou coisa parecida... Isto diz muito acerca dos liberianos. :)
Uma das coisas que me tem entusiasmado mais com o arranque da To-Be Liberia é a sensação de estar a criar algo que vai melhorar a vida a muita gente. Ao contrário do que se pensa ao princípio, eu próprio pensei isso, isto não é o tipo de negócio em que um tipo chega aqui, suga tudo o que tem a sugar e vai-se embora. Óbvio que se ganha dinheiro, ou é suposto ganhar-se, mas os desafios são enormes.
"Isso é fácil, os gajos não têm nada, qualquer coisa que acrescentes já é bom" disseram-me uma vez. Errado! Qualquer infra-estrutura que se queira montar aqui é um projecto muito mais complicado. As dificuldades são muito maiores. Tudo tem que ser dimensionado e pensado ao milímetro.
Electricidade: não é estável, para se ter electricidade 24/7 são sempre precisos geradores, as UPS têm que ser mais potentes, etc;
Internet: as ligações são muito mais lentas, a Libéria não é alimentada por um cabo submarino como Angola por exemplo, as ligações à Internet são sempre por satélite;
And so on, and so on...

Agrada-me pensar que posso passar pelo porto de Monróvia daqui a uns anos e encontrar um sistema a trabalhar em cima de algo que fui eu que montei. :)
Agrada-me também estar a fazer contactos no porto que me conseguem garantir que se eu meter uma mota num contentor ela não desaparece nem eu tenho que untar as mãos a alguém para descobrir em que contentor é que ela está. :P
Ainda acabo por trazer a minha velhinha... hehehehe

Chega de conversa fiada, ficam as fotos.













quarta-feira, 17 de junho de 2009

The Little Things

Pequenas coisas que, no dia a dia, me fazem sorrir e andar divertido por aqui. :)
Uma delas são os comentários que tenho recebido no blog. Muito obrigado! Já configurei um alerta por email para poder seguir melhor os comentários e responder-vos à letra. hehehe

Outra coisa engraçada, encontrar "bocadinhos de casa" nos sítios mais inesperados.
Há pouco fui ao site da oficina onde tenho o jipe, por curiosidade, e qual não é o meu espanto, quando estava a ver o slideshow da página de entrada, lá estava o meu jipe! hehehe

Na fila de carros do lado direito, é o último. Sim, acho que só eu é que o consigo reconhecer. :P



E já agora, o site da oficina: www.autopires.com

E música para acompanhar:

Living in the fast lane!

Eu bem queria que isto fosse sobre motas, ou sobre algo com motor, mas não é... hehehe

Ontem foi cansativo mas muito interessante e animado. :)

Agenda:
8:30 - 13:00 Conferência de apresentação da To-Be
14:30 - 16:00 Reunião no Ministério da Educação
17:00 - 19:00 "Training" para o pessoal da Cellcom
19:30 - 20:30 Corridinha da ordem na passadeira porque não deu para ir à piscina
Depois jantar fora
23:00 - 1:00 Testes de conectividade no link de um dos satélites.

Esta era a minha agenda para ontem. Ainda bem que não sou um tipo organizado e não uso agenda, caso contrário tinha-me assustado. :P
Felizmente, o pessoal do training deu-me dispensa porque a) acharam que como eu andei fora o dia todo não ia chegar a tempo da aula; b) eles querem training mas também gostam de ir para casa mais cedo. :)

A ida ao Ministério da Educação foi interessante. É um prédio a sério. 8 andares. Elevadores de portas automáticas, etc. Fomos ao oitavo andar falar com um tipo que está ligado à CE, projecto de apoio, and so on, and so on. Foi o primeiro branco que eu vi como assistente de um preto aqui. Ah! Fomos ao oitavo andar, mas fomos pelas escadas. As portas automáticas dos elevadores estão lá mas... :P

E esta manhã já fomos ao Ministério do Trabalho. Reality check!!! Não há forma de descrever sem entrar em pormenores que não me parece ético partilhar, mas se alguém acha que alguma coisa em Portugal é "pobre", ou "devia ser melhorado" ou o que quer que seja, think again! Um clube de vídeo tem mais sistemas!

terça-feira, 16 de junho de 2009

Muitas fotografias

Hoje andei muito tempo na rua e resolvi ir tirando umas fotografias pelo caminho com o telemóvel. A qualidade não é a melhor mas dá para ficarem com uma ideia. :)

Vista da janela do gabinete do advogado que está a tratar das papeladas para a To-Be Liberia. Curiosamente, ele foi candidato nas últimas eleições presidenciais e deverá ser novamente nas próximas em 2011 (esta é a única que não foi tirada hoje). :)


Estas fotografias foram tirada numa rua paralela à avenida principal onde fica a Cellcom. Estão a ver a Av. da República? É como se esta fosse a 5 de Outubro.




Esta já é outra rua/avenida mas já nem sei bem onde...


Furniture shop


Toda a gente vende qualquer coisa. Eu ando a precisar de uns óculos escuros... :P


Nesta fotografia é difícil ver, mas se repararem bem, o pára-brisas do táxi está todo rachado. É frequente os carros andarem com os vidros assim por aqui.


Avenina no centro de Monróvia. O edifício amarelo e encarnado do lado direito é o Ministério das Finanças. O outro a seguir é o da Educação.


Alunas de uma escola secundária.


Centro de fotocópias.


Isto é na continuação daquela avenida lá de cima. Ao longe o mar, à esquerda, casacos.


Mais mobília...


Isto é no meio da cidade. Faz-me lembrar o Porto... :P (Piada de mau gosto... hehehe)




Entertainment center. Não sei qual é o entretenimento porque estava demasiado escuro lá dentro para ser ver alguma coisa.


Isto é à entrada da Cellcom. Estão a ver os carrinhos brancos e vermelhos com o chapéu de sol? Cada um é uma loja de telemóveis.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

To-Be Liberia

Deixem-me começar por contextualizar: eu estou a trabalhar na Cellcom (ISP e operador móvel aqui na Libéria) como consultor, fornecido por uma empresa portuguesa chamada To-Be. A minha função na Cellcom é como ICT Manager. Ao mesmo tempo, vou assumir a função de "country manager" para a To-Be Liberia, empresa que está a ser formada neste preciso momento. Amanhã vai ser o "lançamento oficial" da empresa. Vamos fazer uma conferência (conferência talvez seja uma palavra forte, mas aqui qualquer negócio de vão de escada é um "business center" logo...) para apresentar a To-Be Liberia ao mercado de IT aqui do sítio. Vamos, basicamente, apresentar a empresa, origens, etc, e dar a conhecer as soluções, produtos, e serviços que pretendemos fornecer. :)

Eu tenho duas apresentações para fazer, uma sobre soluções para servidores e sistemas, outra para redes. Tenho uns quantos slides que o Luis, meu director, preparou, que ele pretende que sirvam de fio condutor, e o resto tenho andado a tentar cozinhar desde Domingo. A verdade é que o tempo não foi muito, hoje tive um dia bastante atarefado, e ainda nem sei exactamente o que vou dizer. Mas sei que vai correr bem, não sei exactamente como, mas vai. :P
As coisas passam-se como no filme "A Paixão de Shakespeare":

Philip Henslowe: Mr. Fennyman, allow me to explain about the theatre business. The natural condition is one of insurmountable obstacles on the road to imminent disaster.
Hugh Fennyman: So what do we do?
Philip Henslowe: Nothing. Strangely enough, it all turns out well.
Hugh Fennyman: How?
Philip Henslowe: I don't know. It's a mystery.

Hehehe

Hoje estive a tratar dos cartões porque amanhã vou ter que vestir o fato e fazer muito "networking".
Estou, obviamente, entusiasmado com tudo isto. E um bocado apreensivo. Mas, em começando amanhã a falar, a coisa passa. :)
Ora aqui fica o meu cartão. Para o caso de ficarem na dúvida, não fui que que o desenhei. Mas como não conseguimos arranjar uma gráfica aqui em Monróvia para os imprimir hoje, estive eu a imprimi-los na impressora laser e a cortá-los na guilhotina. :P



Se conhecerem alguém na Libéria que possa precisar de alguma solução informática... :P

Música a passar no iPod neste momento:

sábado, 13 de junho de 2009

Previsão do tempo para os próximos dias...

Chuva!
Se a memória não me falha não pára de chover desde Quarta-feira. Não pára mesmo. Volta e meia abranda, fica um chuvisco fraco, mas não pára. E à noite, com a descida da temperatura, chove torrencialmente.
Ontem fui à discoteca, e quando voltei e me deitei tive que ir buscar o iPod para tapar do barulho da chuva. :P

Entretanto já mandei vir uma coisa destas para me deslocar durante os próximos meses:



Entretanto, e falando de desporto, esta semana tenho a relatar:

Segunda, piscina;
Terça, piscina e corrida;
Quarta, corrida;
Quinta, piscina;
Sexta, corrida.

E vocês? O que é q têm feito? hehehehe

Próximo passo é começar a trabalhar braços e ombros por causa da mota. :)
E por falar nisso, Segunda vão mostrar-me umas motas de motocross chinesas. Tou para ver os bichos! ehehehe

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Desabafo...

A noite passada, de Quarta para Quinta, quase não dormi. Só me vinha à cabeça o poema do "será chuva, será gente". Era chuva. Era muita chuva! Chuva torrencial durante horas a fio como eu nunca tinha visto. E a bater à grande!
Para além da chuva, um estúpido pesadelo com o meu cavalo. Eu raramente me lembro do que sonho, e muitas vezes acordo e penso "bolas, sei que sonhei isto ou aquilo e não me consigo lembrar". Desta vez só me queria esquecer. Ao fim de 22 anos tive o primeiro pesadelo com o animal...
E isto a propósito de quê?
Há dias, em conversa de conhecidos, saíram-me com qualquer coisa acerca do tipo "coitadinho, anda lá por fora a ganhar a vida" e a resposta foi "coitadinho? Também queria!", talvez por eu estar a ganhar uma pipa de massa.
O que posso dizer é que essa pipa de massa sai muito cara, mais do que eu pensava. Mas agora... Aguenta! :P
Nem sempre é fácil estar aqui a pensar no que vou fazer em Agosto quando for de férias. Quantas vezes é que vou conseguir ir crossar em duas semanas? Vou conseguir estar com todos os amigos que quero estar? E a minha mãe e os meus irmãos? E por que raio não posso trazer o cavalo praqui?
Ontem dormi umas 2 horas e hoje, às 3 da manhã "sleep eludes me" (como é que isto se diz em português bonito?)...
Life's a bitch e prega-nos partidas tramadas. Eu que sempre detestei blogs lamechas com conversa da treta e desabafos dou por mim a fazer precisamente isso. A razão é simples: é complicado estar a esta distância de casa. Ainda mais complicado quando uma série de coisas que tinha como garantidas deixaram pura e simplesmente de existir.
Não dá para ir ao cinema porque não há cinemas; não dá para ir dar uma corrida pela rua depois do trabalho porque já é de noite e não há iluminação pública; não dá para ir comer um gelado algures porque não há uma gelataria em lado nenhum; não dá para comprar uma revista de motas porque não se vendem cá (embora já tenha feito a assinatura digital da Transworld Motocross e me terem dito da RacerX que enviam para África); não dá para ir dar uma volta de XJR para espairecer porque a mota não consta... Não dá para fazer uma quantidade absurda de coisas que nunca me tinha ocorrido que não pudessem ser feitas. Porque não dá.
Acho que só agora consigo começar a perceber o que o meu irmão terá passado quando foi estudar para os EUA.

Ter uma "vida de rei" deixa de ter significado, pelo menos para mim, quando não tenho a possibilidade, ou liberdade, de fazer as coisas pequenas e simples. Claro que nem tudo é mau, antes pelo contrário, mas volta e meia custa. :P

Esta noite por exemplo, dei por mim e pelo André a rir-mo-nos à beira da piscina: 8:30 da noite, a chover, e nós de calçonito a esticar os braços antes de entrar para nadar.
No fim de semana também passei umas tardes simpáticas a apanhar um bocadinho de sol na piscina.



O André, eu, o Ariel, e a Kuku, namorada dele.

E pronto... Tá desabafado... :P
Se eu, sabendo o que sei hoje, voltava a tomar a mesma decisão? Sim. Sem dúvida. Além do mais, entretanto arranjo uma mota por aqui e passam-me as mariquices. :P

Música do momento:

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Encomenda da Amazon

Hoje fiz uma encomenda pela Amazon.co.uk, com expedição em "correio normal" que custou cerca de £10 (a expedição, não a encomenda). Segundo eles deve chegar entre 19 e 25 de Junho. A ver vamos.
Espero sinceramente que a Amazon tenha a mesma eficiência para aqui que tem para Portugal. Se tiver vou tornar-me um cliente muito mais assíduo.

E para os curiosos, a encomenda foi um livro.



Ainda pensei encomendar "O Senhor dos Anéis" mas acho que já tenho edições suficientes em casa. :)

Motas

Este fim de semana foi muito tranquilo. Piscina no Sábado e Domingo. Restaurante chinês no Sábado à noite, sushi no Domingo. :)

Acho que ninguém sabe o que é intercâmbio cultural até se sentar a jantar num restaurante chinês, com 4 tipos a falarem hebreu à mesa, e a ouvir Willie Nelson como música ambiente. hehehe

O sushi ontem foi muito simpático e apenas ligeiramente mais caro. O restaurante fica no Mamba Point Hotel. Muito catita.

Mas o ponto alto do fim de semana foi ter ido a uma loja, chamada Sport Smart, que é basicamente uma loja de desporto generalista, mas que além de vender material para musculação, patins, ténis, raquetes de ping-pong, capacetes, blusões, etc, também vende motas. E esta?

Três motas chamaram-me a atenção: uma Suzuki DR250, mas é fraquinha e cara para o que é (US$7250), uma moto4 Yamaha Raptor 250, que até nem estava cara por US$6700, e a que eu gostei mais: Aprillia Shiver por US$12000. Novinha em folha! A mota é mesmo louca! Mas eu quero uma mota de motocross... :P

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Natação...

Apreciem, por favor, os meus dotes desportivos nesta "piquena" peça que hoje vos ofereço. :)

Isto foi filmado ontem antes do jantar. :)

terça-feira, 2 de junho de 2009

Vídeo do passeio de carro

Videozinho feito pelo André, meu colega, durante o nosso passeio de carro no Sábado. :)