Ontem fui ao Ministério das Finanças para comprar um caderno de encargos para concorrermos a um projecto.
A entrada do edifício é mais imponente do que o habitual, mas por dentro o cenário é semelhante aos outros. Logo à entrada vê-se uma sala abandonada, com sofás velhos já sem estofos.
Não percebi se os elevadores funcionavam mas como tinha telefonado e me tinham dito que deveria dirigir-me ao terceiro andar segui logo pelas escadas. Bati à primeira porta que encontrei e pergunta onde era o gabinete que eu precisava. Indicaram-me o gabinete, bati a essa porta, entrei e quando ia dar um aperto de mão ao tipo que estava por trás da secretária é que percebi que estava a comer uma perninha de frango.
"Bom dia, venho tratar deste assunto, disseram-me que podia fazer o pagamento directamente em dinheiro."
"Não pode. Tem que depositar na nossa conta no Ecobank e trazer o comprovativo."
Lá fui eu ao Ecobank... Quando entrei, confusão geral, pior que a CGD da Av. da República em dia de recebimento de pensões. Felizmente, provavelmente por ser branco, um dos seguranças dirigiu-se a mim e perguntou o que é que eu ia lá fazer.
"Preciso de fazer um depósito."
"OK, vá ali falar com aquele senhor."
Lá fui e expliquei o que precisava de fazer.
"Por favor preencha este formulário."
No topo do formulário dizia "Funds Transfer" mas eu achei que ele devia saber o que estava a fazer e que ia fazer figura de totó se lhe dissesse que aquele era um formulário para transferências.
Formulário preenchido,
"Agora dirija-se ali aquele guichet."
Lá fui eu, expliquei novamente o que precisava de fazer, mostrei o meu formulário...
"Precisa de um formulário para depósitos..." respondeu-me a mulher com um ar enfastiado como quem diz "não sabes ler?"...
"Onde é que estão esses formulários?"
"Right there!"
E lá fui eu buscar o formulário que dizia "Deposit Slip" mesmo ao lado do tipo que me deu o formulário para transferências... Preenchi o formulário, fui ter com a mulher outra vez "agora tem que ir ali" e mandou-me para uma salinha que dizia "Private Banking".
Entrei, sofás, televisão, water-cooler e pensei eu "ah! Isto está a ganhar forma"... Esperei um bocadinho, depoi sfui ter com uma senhora a um guichet, disse que precisava de fazer um depósito e a resposta foi, literalmente:
"You wait small, I need to go rest."
Eu fiquei numa de "WTF?..."
Traduzindo: "wait small" quer dizer para esperar um bocadinho e "I need to go rest" quer dizer que precisa de ir à casa de banho - rest room. Eu percebi isto quando a vi abrir a gaveta e sacar um rolo de papel higiénico lá de dentro.
Depois de fazer o que tinha a fazer e de voltar, olhou para os dois formulários e disse algo como "não sei o que fazer com os dois formulários ao mesmo tempo, vá ali falar com elas" e lá voltei eu à que me tinha dito para ir buscar o formulário para o depósito.
Óbvio que por esta altura já eu tinha percebido que o "Funds Transfer" não servia para rigorosamente nada e que o podia deitar fora. Acontece que não estava na minha mão mas sim na mão de uma delas e foi uma dificuldade convencê-la que lá porque eu tinha rabiscado umas coisas no papel aquilo não se tinha tornado um documento oficial e indestrutível. Mas lá consegui.
Voltei à senhora do papel higiénico apenas com o "Deposit Slip" que, com um ar muito sorridente, recebeu os 100 dólares que eu precisava de depositar e espetou com o carimbo da praxe no papel.
Para terem uma ideia de como é um banco aqui, eu nunca vou abrir uma conta aqui. Depois de ver como aquilo funciona, nada me garante que eles sabem o que andam a fazer com o meu dinheiro. A confusão é pior que geral. Tudo desarrumado, computadores por todo o lado, papéis amontoados por todo o lado, molhada total. Entre outras coisas ouvi alguém começar a dizer algo como "eu vinha saber o que se passa com a minha conta porque recebi o ordenado no dia 26 mas entretanto já não tenho dinheiro na conta"...
Depois disto lá voltei ao Ministério das Finanças e descobri que o tipo com quem eu tinha que falar era um irlandês bastante simpático. :)
Liberia 2008 Shape Files
Há 11 anos
Abre mas é uma conta ai nesse banco, nada melhor do que banqueiros que nao sabem o que fazer com o nosso dinheiro... Pois quando sabem... roubam-no
ResponderEliminarsabes que mais... ia-te responder mas...
ResponderEliminar"You wait small, I need to go rest."
:P:P:P
muuuuuuuuito bom... ainda a rir...
A seguir á nacionalização da BANCA em Portugal depois do 25 de Abril os Bancos Portugueses tambem eram assim.
ResponderEliminarEh eh!... Também pensei que a formação profissinal do pessoal desse banco tivesse sido dada por um bancário português aposentado!...
ResponderEliminarPor falar em papel higiénico, fala-nos de casas de banho públicas em Monróvia... Imagino que um gajo quando anda por fora em serviço convém levar um rolo consigo...
E tu achas que eu já fu a alguma casa de banho pública? :P
ResponderEliminarA verdade é que o pessoal não tem grandes pruridos. Quando têm vontade, fazem. É relativamente comum ir de carro pela rua e ver um tipo a fazer o seu xixizito algures.